sexta-feira, 4 de outubro de 2013

símbolos góticos e seus significados

bem estes são alguns símbolos do mundo gótico!
Os Símbolos utilizados no goticismo são os mais variados. E admirados também. Não há como negar a beleza e o caráter poético desses símbolos. Quantas vezes você não se perguntou o que significavam todos os símbolos usados por nós,góticos?
Chegou a hora de saber...



Cruz Gótica

A cruz desempenhou um papel muito importante na história da humanidade,removendo seus pecados com o cristianismo,acabando com toda a falsidade,dor e mágoa. Começou a ser utilizada,então,como um grito de socorro pelas injustiças sociais.



 Pentagrama

O pentagrama é um dos mais complexos,por ser utilizado não só pelos góticos,mas também por wiccas e até mesmo satanistas. O significado,em si,é representado pelas cinco pontas,que são a água,o fogo,a terra,o ar e o espírito. Muitas pessoas não gostam,mas é uma questão de história,afinal,o pentagrama foi considerado emblema da igreja de Satanás pela Igreja,além de ser muito usado na maçonaria e bruxarias diversas. Lembrando que para os góticos,isso não tem validade alguma,até porque o goticismo não é uma religião e muito menos tem uma padronizada. Para nós,é usado como símbolo de perfeição,proteção e ocultismo.



Ank

Essa é a cruz ansata,ou ank,um dos símbolos mais usados no goticismo. É considerado por alguns o símbolo da fertilidade,e tem a sua origem egípcia,além de simbolizar o infinito e a eternidade.
  

Hexagrama

É muito confundido com o pentagrama,mas são totalmente diferentes. É mais conhecido como estrela de Davi. Usado como talismã protetor, representa a igualdade entre o que está em cima,e o que etá embaixo. Também é muito utilizado no ciganismo,e representa a evolução interior acima das outras.
  

Cruz de Tau

Tem o formato de T,por causa de um dialeto grego. Simboliza inocência e conversão contínua,além de significar a salvação da alma.
  

Martelo de Thor

Thor é um Deus,que representa a força da natureza (Deus do Trovão). Segundo a mitologia,o martelo de Thor representava o seu poder,por sempre atingir o seu alvo,e sempre voltar ás mãos do seu dono. Diz a lenda quem o usasse,teria força e sorte acima da de seus inimigos.
  

Cruz Invertida

Assim como o pentagrama,desperta repulsa em algumas pessoas,mas não devia,porque essa cruz foi criada porque São Pedro,no dia de sua morte,pediu para ser crussificado de cabeça para baixo,por não ser merecedor de morrer como Jesus. Com o tempo,ela ganhou um outro significado: A oposição ao cristianismo e a crença no paganismo,por ser invertida.
  

Olho de Hórus

  Muito usado na maçonaria. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egíto em todas as épocas. Segundo uma lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol. Durante a luta, o deus Set arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe dava visão total, colocando então também uma serpente sobre a sua cabeça.
Depois da sua recuperação, Horus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Set. Era a união do olho humano com a vista do falcão, animal associado ao deus Hórus. Era usado, em vida, para afugentar o mau-olhado e, após a morte, contra o infortúnio do Além.


Ying Yang

  É o símbolo do Taoísmo, uma das mais conhecidas religiões dharmicas.
Um círculo dividido ao meio por uma linha ondulada; uma metade é negra (yin) e a outra é branca (yangh). Cada metade tem também um pequeno círculo da cor oposta, ou seja, a metade branca tem um círculo negro e a negra tem um círculo branco. Esse símbolo representa o equilíbrio das forças positivas e negativas do universo: a metade negra representa o negativo, o escuro, a nocturno e o feminino e a metade branca representa o suave, o iluminado, o diurno e o masculino. O círculo menor representa a presença de cada um no outro. Da luz nas trevas,principalmente.

2 comentários:

  1. Gostei muito. Apenas acho que isso poderia ser mais estendido e debatido um pouco mais. Mas o contexto está ótimo. Fora alguns outros símbolos que não estão aqui no texto.

    ResponderExcluir
  2. É interessante a apresentação da cultura gótica de uma maneira + suave,descritiva, trabalhada, quase que artística. Ela sempre me pareceu bem agressiva, embora divina. Vale resaltar que mesmo com seus aspectos positivos ela é pagã, ou seja, não batizada, contranstando com outras religiões inclusive o cristianismo, me parece ser uma boa ferramenta para se chegar a Deus, o Deus de Cristo.

    ResponderExcluir