quinta-feira, 3 de outubro de 2013

cybergóticos


o visual futurista de roupas e acessorios florescentes.
Vinda da tradição gótica (chamada de Dark no início dos anos oitenta apenas no Brasil), o movimento cybergótico é uma cultura contemporânea presente em muitos países.
Iniciado no Reino Unido durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, o movimento originou-se do gênero pós-punk.
Ser cybergótico é ter um estilo de vida associado a gostos musicais dos anos 80 até o presente (darkwave,gothic rock, ebm, industrial, etc.) onde a música se volta para temas que valorização a decadência, o niilismo, o hedonismo e o lado sombrio.
Diferentemente dos góticos, que são mais tradicionais, os cybergóticos extravazam
na estética (visual, “moda”, vestuário, etc) na maquiagem e nos penteados alternativos (cabelos coloridos, desfiados, desarrumados) acrescentam-se a uma certa “bagagem” filosófica e literária, sombria, traduzida em vários estilos de vestuário.
Desde death rock, punk, renascentista e vitoriano, ou combinações dos anteriores, essencialmente baseados no negro, muitas vezes com adições coloridas e cheias de acessórios baseadas em filmes futuristas no caso dos cyber goths.
“Não conheço muito sobre a filosofia gótica, mas gosto de me vestir de preto. Me sinto bem”, comenta Gyslaine Santana, frequentadora, e trajada como gótica, do Recife Antigo.
“Eu adoro me vestir diferente das pessoas. Me sinto muito bem com todos os adereços que utilizo”, analisa Bruno Henrique, cybergótico declarado.
Diferenças a parte, o fato é que tanto os góticos quanto os cybergóticos são hoje, exemplos de autenticidade em seus estilos
 Enquanto uns suspiram pelo passado os Cybers sonham com um futuro caótico, uma cultura cyber-punk, onde "a informação deseja ser livre".O tema é a integração (nem sempre) perfeita entre homem/máquina em um só.

O estilo musical é a eletronica:Old School, NewBeat,EBM,Synth, Future-Pop, etc..Roupas (Cyber-Wear) com detalhes em prata,violeta,branco,vermelho metálico sendo que o preto sempre predomina.

Roupas de zíper,faixas,vinil, pvc, plastico, borracha assim como blusas com pinos metálicos, botas com grandes plataformas e detalhes em metal,spikes,argolas e plástico,além de luzes de cores diversas compõem os detalhes do vestuário.Materiais e tecidos alternativos bastante modernos e preferencialmente contendo algum tipo de tecnologia são bem explorados e resultam algumas vezes numa aparência para-militar e pós-apocalíptica.

Os cabelos podem ser espetados,raspados em baixo com cortes irregulares e cores gritantes.Já a maquiagem pode ser inspirada no filme Blade Runner ou simular traços e pinturas de guerra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário